Hoje, domingo, dia 4, a Igreja Católica celebra o Dia de Reis, embora a sua celebração devesse ter lugar no dia 6...
Mas no mundo atual, em que não há tempo para nada, as celebrações são 'transferidas' ou 'antecipadas' para o fim de semana, ou seriam completamente esquecidas, por 'falta de tempo'...
Cada vez existem mais máquinas e são desenvolvidas mais tecnologias a fim de diminuir ao mínimo o trabalho do ser humano, reduzir ao máximo o tempo de execução de tarefas;
mas cada vez existe menos tempo de que cada um desses seres humanos possa dispor!
E por isso qualquer celebração que não seja trabalho tem de ser relocalizada para um dia habitualmente de 'não trabalho'.
Há já bastantes anos a duração das celebrações de fim de ano em Portugal era bastante semelhante à das atuais celebrações de Ano Novo na China, cerca de quinze dias - não contando o tempo de progressiva preparação, o Advento, logo a partir do início do mês de dezembro.
Quanto às celebrações em si, elas tinham o seu início mais festivo e solene no dia 24 de dezembro, véspera do dia de Natal, quando ao fim do dia a família se reunia para a Consoada, um jantar especial em família, reunindo-se depois as várias famílias na igreja da povoação para celebrarem a Missa da Meia-Noite, ou Missa do Galo, comemorando o aniversário do nascimento de Jesus Cristo.
No dia 25 tinha lugar o almoço de Natal, reunindo-se de novo toda a família.
Uma semana depois, no dia 31, véspera do Dia de Ano Novo, tinha lugar o segundo jantar de Consoada, na véspera de Ano Novo, juntando-se depois um grupo de pessoas para ir cantar as Janeiras por toda a povoação, uma forma de desejar pessoalmente um feliz ano novo a cada uma das famílias. E no dia 1 celebrava-se a chegada do novo ano com o almoço de Ano Novo.
No dia 5 de janeiro, véspera do Dia de Reis a família reunia-se para o terceiro e último jantar de Consoada, juntando-se de novo um grupo de pessoas para irem pela povoação cantar as Janeiras. E no dia seguinte encerrava-se então este período de celebrações festivas com o almoço de Reis.
Mas quem eram esses Reis?
Exatamente aqueles que, desde o oriente, decidiram seguir uma certa estrela e, em certo momento, já perto do seu destino, a deixaram de avistar, o que os levou a parar e perguntar:
- Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer?
Sem comentários:
Enviar um comentário